Mensagem de Ano Novo

Ver Vídeo

2020 chega ao fim sem que com ele termine o tempo complexo e difícil que vivemos.

Um tempo exigente, no que toca à protecção da nossa saúde, ao apoio aos mais atingidos pelos impactos da pandemia e ao necessário relançamento da actividade económica, em condições de segurança. 
Um tempo difícil, mas não igualmente difícil para todos. Foram e são os mais frágeis e desprotegidos aqueles que mais sofrem.

Foram e são os trabalhadores (em especial os que perderam o emprego), as suas famílias, os pequenos empresários, mas não os grandes grupos económicos e financeiros e os seus detentores, aqueles que sentem na pele as consequências de grandes perturbações na vida económica e social.

É necessária e é justa uma palavra de apreço a todos os que com o seu trabalho impediram que este ano fosse ainda mais difícil. Aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde, em primeiro lugar, mas também a todos os que asseguraram a produção de bens e serviços indispensáveis à nossa vida colectiva.

Para Portugal, os problemas não começaram este ano. Os impactos da pandemia somam-se a problemas estruturais que o País arrasta há muitos anos: as desigualdades na repartição da riqueza, os baixos salários, a precariedade, a degradação dos serviços públicos, o elevado endividamento e dependência do País, as desigualdades no território.

Por tudo isto, este é também um tempo para uma mudança de curso na vida do País. 2021 será este tempo. O tempo de, com coragem e com confiança, afirmarmos a necessidade e a possibilidade de concretizarmos esta mudança. Confiança nas capacidades do povo português, e na sua mobilização para a construção de um futuro mais justo, desenvolvido e soberano.

Um futuro assente na valorização do trabalho e dos trabalhadores; na defesa e melhoria dos serviços públicos, em especial do Serviço Nacional de Saúde; no direito à saúde, à habitação, à educação e à cultura; no melhor aproveitamento dos recursos e potencialidades do País; num desenvolvimento sustentável, assente numa relação harmoniosa entre o homem e a Natureza.

Afirmemos, pois, com coragem e confiança, a possibilidade de construirmos este horizonte de esperança na vida deste País.

A todos desejo um ano de 2021 à medida dos vossos sonhos e projectos, das vossas lutas e aspirações.